terça-feira, 13 de outubro de 2009

Resposta a uma aluna que quer desistir

Escrevi estas linhas em resposta a uma aluna brilhante que certa vez tirou nota baixa e decidiu abandonar o curso de direito.



Minha cara aluna
Lamento pela decisão tomada.Tenho para comigo que foi precipitada.

Por outra via, entendo que Hobbes não tinha razão. O ser humano não é mal...é buscador...temos tantos exemplos de pessoas que marcaram sua passagem nesta vida pela bondade, não é verdade?
A vida, ah a vida, sim, ela nos prega peças, esperadas peças, não nos iludamos.
Por isso devemos seguir sempre em frente, com olhares atentos, nem que tropecemos às vezes.
Valor mesmo é o que se dá à perspectiva com que visualizamos a guerra, o espírito com que nos entregamos à luta, para que possamos dizer que foi bem lutada, independentemente da vitória. A vitória está no intimo, no saber que se fez como deveria ser feito, o resultado é mera conseqüência do momento.
O objetivo traçado não deve ser desperdiçado pela perda de uma pequena batalha. São vários os "fronts".
Quem sabe se você seguir avante, não sofrerá novas derrotas? Mas tudo faz parte, A VIDA É ASSIM...ou não é??
Você é grande, majestosa, ousou lutar novamente e porque quis. Eu sei, você não precisa, mas veio lutar esta guerra de várias batalhas, reciclando, convivendo com os jovens, vendo seus sonhos, seu despreparo, suas colas, suas veleidades e alguns até com certo compromisso consigo mesmo.
Falando em compromisso. Nunca é em vão uma passagem por uma escola.
Eu entendo que todos temos uma função social, e que, ou mais ou menos, temos sempre algo para doar...nossa experiência, talvez. O ser humano não é mal, alguns apenas não sabem o bem que faz doar-se.
Se tirou notas boas ou ruins, não importa.
O que importa é saber se você lutou bem a batalha.Se o aluno conseguiu colar e tirar nota 10 (dez) é um problema que mais cedo ou tarde ele vai ter que resolver, A VIDA COBRA!!!
Ele não sabe a matéria ou as matérias da vida!!! O que esperar desse profissional ou desse homem?
Em outro passo, quantos não colaram? Quantos serão bons profissionais? Quantos custeiam a escola com seu próprio esforço?
Portanto, não desista! Esta é a tua função social, dê o exemplo, não se iluda com nota. Integre-se, venha para mais uma batalha, seja útil e busque a tua felicidade.
Com carinho
Doni

Nenhum comentário:

Postar um comentário